Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Importunação Sexual no Carnaval

A prática de atos libidinosos sem consentimento da vítima pode ter pena de um a cinco anos de prisão; compreenda a diferença entre outros crimes sexuais.

há 4 anos

2020 será o segundo ano que a Lei da Importunação Sexual (Lei 13.718/18) estará em vigor. A pessoa que praticar atos libidinosos – de cunho sexual, como toques inapropriados ou encoxadas – sem o consentimento da vítima, poderá ter pena de um a cinco anos de prisão.

A Importunação Sexual difere de assédio sexual em termos jurídicos, mas se aproximam no linguajar popular. O segundo é caracterizado por uma relação de hierarquia e subordinação entre a vítima e o próprio agressor, como chefe e uma funcionária ou um professor e uma aluna. Outras formas de assédio, como a encoxada, são chamadas de importunação.

A Importunação Sexual nada mais é que praticar ato libidinoso contra alguém sem que a pessoa concorde com isso. Existe a realização sexual com aquilo. Se a vítima não consentiu, é crime. Se a vítima não teve a oportunidade de se manifestar, é crime.

Em carnavais anteriores, a importunação sexual não era tipificada como crime e era punida apenas com multa. Em setembro do ano passado, a lei foi sancionada pelo Presidente da República.

Outros crimes desta época do ano são estupro e estupro de vulnerável. O estupro possui a mesma configuração sexual da importunação sexual, mas é cometido mediante violência ou grave ameaça. Quando alguém é obrigado a beijar, é caracterizado o estupro. Se a vítima está alcoolizada e sofre abuso, é chamado de estupro de vulnerável.

A vítima em casos assim precisa procurar imediatamente um agente policial ou uma patrulha que esteja próxima ao local para fazer o Boletim de Ocorrência, ou se dirigir diretamente à Delegacia Especializada. A mulher também pode ligar no número 180 e falar com a delegacia especializada.

Em situações parecidas, nunca a culpa é da vítima e sim do agente. É interessante que a vítima grave o rosto de quem cometeu o crime e chame atenção para que mobilize outras pessoas.

Em resumo, os crimes mais comuns no Carnaval

Importunação sexual: “roubar” o beijo de uma mulher sem consentimento, passar a mão em suas partes íntimas ou outro local com alguma conotação sexual, puxar o cabelo da vítima, encoxar a mulher sem a permissão dela, são crimes de “importunação sexual” e tem pena de um a cinco anos de prisão.

Estupro: As mesmas situações do crime de importunação sexual, com a diferença de que o ato é cometido mediante violência ou grave ameaça, como um homem forçar o beijo de uma mulher, são caracterizadas como estupro e tem pena de seis a dez anos de prisão.

Estupro de vulnerável: Caso a mulher esteja alcoolizada, qualquer ato cometido com cunho sexual e sem o seu consentimento é caracterizado como estupro de vulnerável e tem pena de oito a quinze anos de prisão.

Com informações extraídas de:

https://veja.abril.com.br/brasil/carnaval-de-2019eo-primeiro-com-crime-de-importunacao-sexual/

http://www.generonumero.media/carnaval-assedios-estupro-são-paulo/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/carnaval-2019-seraoprimeiro-com-lei-de-importunacao-sexual

https://www.metrojornal.com.br/estilo-vida/2020/02/06/assedio-sexual-no-carnaval-como-pedir-ajuda-ou-auxiliar-outras-mulheres.html

https://portalcorreio.com.br/campanha-contra-importunacao-sexual/

  • Sobre o autorAdvogado e Mediador/Conciliador pelo TJPA.
  • Publicações51
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações683
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/importunacao-sexual-no-carnaval/811931047

Informações relacionadas

Paulo Ricardo Ludgero, Advogado
Artigoshá 4 anos

O carnaval e o Crime de Importunação Sexual

Sheila Borges, Advogado
Artigoshá 3 anos

Importunação Sexual

Veronica Pereira Borges, Advogado
Artigosano passado

A cultura do estupro e o alto índice de denuncias de violência sexual em época de carnaval.

Fernanda H, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 anos

Carnaval: Direito à Folia

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

STJ: assédio sexual pode ser caracterizado entre professor e aluno

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)