Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Como requerer a retirada dos autos mesmo não estando habilitado no processo

há 6 anos

Fonte: http://andreleaoadvogado.com/2017/10/como-requereraretirada-dos-autos-mesmo-nao-estando-habilitado...

Esta postagem é direcionada aos colegas advogados.

O artigo 107 do Código de Processo Civil vigente é em sua íntegra um artifício essencial ao advogado no que se trata à carga ou vistas em secretaria dos autos.

Como podemos ver:

Art. 107. O advogado tem direito a:

I – examinar, em cartório de fórum e secretaria de tribunal, mesmo sem procuração, autos de qualquer processo, independentemente da fase de tramitação, assegurados a obtenção de cópias e o registro de anotações, salvo na hipótese de segredo de justiça, nas quais apenas o advogado constituído terá acesso aos autos;

II – requerer, como procurador, vista dos autos de qualquer processo, pelo prazo de 5 (cinco) dias;

III – retirar os autos do cartório ou da secretaria, pelo prazo legal, sempre que neles lhe couber falar por determinação do juiz, nos casos previstos em lei.

§ 1o Ao receber os autos, o advogado assinará carga em livro ou documento próprio.

§ 2o Sendo o prazo comum às partes, os procuradores poderão retirar os autos somente em conjunto ou mediante prévio ajuste, por petição nos autos.

§ 3o Na hipótese do § 2o, é lícito ao procurador retirar os autos para obtenção de cópias, pelo prazo de 2 (duas) a 6 (seis) horas, independentemente de ajuste e sem prejuízo da continuidade do prazo.

§ 4o O procurador perderá no mesmo processo o direito a que se refere o § 3o se não devolver os autos tempestivamente, salvo se o prazo for prorrogado pelo juiz.

O artigo em seu § 3º Parágrafo evidência possibilidade ainda não vislumbrada por muitos colegas, a possibilidade de retirada dos autos mesmo não estando habilitado no processo.

Em conjunto com o Inciso I do mesmo artigo é possível não somente ter vistas, como obter a carga dos autos sem estar habilitado, vejam como é simples:

Solicito a vista dos autos (sendo claro que ele não pode estar em segredo de justiça) na última hora do expediente forense da comarca a qual estou, um exemplo, se meu expediente forense termina às 14:00 h eu irei pedir vistas aos autos às 13:00 h. Como o expediente se encerra às 14:00 h, poderei sair com os autos em mãos até as cinco primeiras horas do próximo expediente forense da comarca. Ou seja, mais tempo para avaliar o processo, estudá-lo ou até mesmo fotocopiar/digitalizar caso o número de páginas seja muito extenso.

  • Sobre o autorAdvogado e Mediador/Conciliador pelo TJPA.
  • Publicações51
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13754
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-requerer-a-retirada-dos-autos-mesmo-nao-estando-habilitado-no-processo/511731984

Informações relacionadas

Marilda Kotarski, Advogado
Modeloshá 5 anos

Procuração para retirar em carga processo físico.

Ivonildo Reis Santos, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de petição de carga de processo

Emanuely Borges da Silva Ferreira, Advogado
Modeloshá 5 anos

(Modelo) NCPC - Pedido de Desarquivamento de Processo

Paula Ferreira, Advogado
Modeloshá 8 meses

[Modelo] Ação de nulidade de Processo Administrativo c/c Tutela de Urgência

Direito para A Vida, Jornalista
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Execução de Alimentos - Rito Prisão

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde muito relevante e obrigado de participa deste tão emportante quadro que é jusbrasil continuar lendo

Meu processo de ameaça de morte foi retirado por um advogado não habilitado no processo. Ele fez carga do processo durante 7 dias. Isso é legal: continuar lendo